Procure aqui o que voce perdeu

domenica 25 ottobre 2015

Não é por mal Mas vou te fazer chorar...Grata Fernanda Takai

Faz tempo que não passo por aqui.
Desde que comecei a fotografar profissionalmente, minhas visitas se tornaram mais raras. Talvez porque penso que me comunico com mais eficácia através da imagem, ou porque consigo desafogar através dos cliques. Não sei direito.
Uma vez sentada no jardim senti como um sopro nos meus ouvidos: "Para escrever é preciso silêncio na alma."
Talvez seja essa a explicação da ausência: Existe muito barulho no meu interior.
Hoje em especial, meu filho está  inciando o término de um ciclo, meu pai dia 29 faria 89 anos, talvez estaria farto de dias aqui na terra, talvez não, talvez quisesse viver muito ainda, quem vai saber? Dia 19 fez 16 anos da morte da minha mãe.
Bem vim aqui para deixar pra vocês uma carta que escrevi ao meu pai, quando ele se foi, algumas de vocês já  conhecem esta carta a maioria não. Resolvi copiar e colar movida pela tristeza de não ter mais, de não ser possível retroceder.
Só tem uma coisa bacana nesta carta, foi escrita em 2009 e eu era petista meu pai votava no Lula, quando não era modinha/cool/cult ser petista, ao contrário, muitos que cospem fogo hoje pelo PT, certeza que naquela época simpatizavam com o Establishment. Por isso não perdoo quem me excluiu, rejeitou por causa do meu posicionamento em achar que não é bom que um partido permaneça tanto tempo no poder, por achar que é saudável uma renovação, afinal de contas a esquerda brasileira não é só o PT. Hoje não preciso e não voto mais, hoje tenho uma relação com essas pessoas somente por ter preguiça do rompimento, por  convenção social.
Mas enfim, o assunto não é política e sim saudades.

Voce se foi 14/08/2009
Faltava pouco pra eu voltar.
Lembrarei sempre de você, com as camisas coloridas e da camiseta regata  hering branca por debaixo, boina vermelha na cabeça, sabonete Phebo aquele preto, água de colônia depois da barba que era feita com espuma bozzano, pincel e gilette daqueles aparelhos que se colocam as laminas, este era seu cheiro. Cheiro de pai. Quando eu viajava trazia pra você os óculos mais bacanas que encontrava , seus amigos  passavam para te ver na banca de jornal e diziam: - E aí Boy? Era ver  engraçado  te ver aos 70 anos ser chamado de Boy.
Você adorava. Estiloso.
PAI, ai como é gostoso poder dizer "pai", como é bom poder chamar alguém assim: Ôhhh pai! Só agora eu sei.
Quando eu soube que você  se foi, falei para os meninos ( o Paolo está viajando):
- Gente a mamãe vai sair um pouquinho, preciso ficar sozinha,  fiquem aqui , tem coca na geladeira, pode tomar as dez latas se quiserem, pode pular na cama, ligar a tv no volume mais alto até os vizinhos enlouquecerem, pode tomar banho de banheira e fazer guerra de espuma ate alagar o apartamento inteiro, mas por favor não briguem não pulem da janela,  não acendam fósforo, não peguem em faca quando eu chegar se vocês estiverem vivos eu compro um sorvete pra cada um.
O Pietro me perguntou: - Mãe você esta doente?
- Não só estou triste.
 Os dois em coro: - Mãe vamos com você.
- Não senhor pode ficar aqui. Quando o seu pai morrer eu deixo vc fazer o que quizerem, ir para onde der na telha. Agora está na minha vez.
Eles nao tiveram coragem de me responder. as vezes fico me perguntando que opinião meus filhos seus netos tem ao meu respeito.
Peguei a bicicleta e fui a praia:
Fiquei observando as pessoas e pensando em você. Tudo me faz lembrar você. Me segurei para não ir atrás das pessoas: - Hein você tem pai? Seu pai já morreu? Você estava perto dele? demora muito pra passar tudo isso? Seu pai também te dava bronca? Contava historias engraçadas, te fazia rir só com uma frase?
E quando eu via um velhinho então tinha vontade de perguntar: - O que você comeu para não ter um AVC, existe alguma simpatia para não morrer aos 83 anos? Sua filha deve te amar,   sabe o senhor  não me conhece mas eu te admiro muito, você não morreu, não fez sua filha chorar, bom  o papo ta bom mas tenho que ir, comporte-se tente não morrer, eu também vou tentar.
Lembro de você com sua melhor roupa em dia de eleição, sempre votando na esquerda, como você sempre dizia: - Só voto em perdedores. Quando o Lula ganhou você chorou, eu não estava ao seu lado, estava muuuiiiito longe, como não estava ao seu lado no seu aniversario de 80 anos. Assim como ontem você foi embora e eu não estava ao seu lado. Só queria passar uma tarde inteira com você, pedindo pra  me contar seus causos.
Nunca mais suas historias, suas piadas, seus conselhos ( que nunca ouvi por sinal)
Lembro-me  que aos 15 anos quando eu queria sair com minhas amigas a noite você dizia:
- Bom programa faz, quem em sua casa está em paz.
Hoje talvez eu escutasse este conselho, mas pô pai sinceramente  aos 15 anos a gente quer tudo,a ultima coisa que queremos ter é  paz!!!!
Quando eu voltei da praia ( não se preocupe, seus netos estão vivos) aquela vizinha antipática do apartamento ao lado, aquela italiana que vive na Alemanha veio me perguntar:
 - Desculpe senhora, mas vi que no térreo tem marcas de sapato de alguém que pisou em algo que parece cocô. Por acaso foi a senhora?
Ah pai, pelo amor de Deus! Você morre e a mulher vem me perguntar se eu pisei na merda?Tenha dó né! Não respondi, não disse nada só olhei para cara dela, não disse um palavrão por respeito a você, poderia tê-lo dito em italiano e espanhol ( no fundo no fundo vc ficaria orgulhoso), porém me calei. Talvez se eu soubesse alemão....
Bom é isso aí. Eu queria o teu colo, queria te dar colo, pentear seus cabelos, nunca vou me esquecer da sua barriga grande e peluda, fazer o que vou viver a vida com você dentro de mim, contando suas historias para seus netos.
Te amo tá., não se esquece te amoooo.

Vou ser pra sempre sua caçulinha da Rua Sônia Maria.

19 commenti:

  1. não há o que falar. Prefiro acreditar que estamos de passagem e que vamos nos encontrar de outra forma. Prefiro acreditar que o amor e a alma não morre. Senão, estar aqui não faria nenhum sentido. Bjs no coração. Ahhhh....adoraria ter conhecido seu pai! ♥♥

    RispondiElimina
  2. Snif!
    Fez chorar mesmo. Talvez ele tenha tido conhecimento dessa carta e se emocionado também, onde ele estivesse/está. Complicado ser coerente com esses tempos verbais. O meu se foi há menos tempo, não importa, sempre parecerá que foi ontem, ou que não foi.
    Eu nunca mais fui a mesma depois disso. Alguma coisa na gente muda pra sempre, mas o que mais me impactou e me faz triste até hoje foi o ver o sofrimento dos meus. Ver meus sobrinhos sem avô tão pequenos foi o pior. Meu pai tinha 59 anos, muito ainda o que viver, mas acredito que ainda vive. Ano passado recebeu minha avó, a mãe dele, no mundo espiritual e ela deve ter finalmente tido alegria nestes últimos anos. Grande beijo.

    Clau

    RispondiElimina
  3. Solucei!!!! Agora em dezembro faz 3 anos que senti essa dor que não cabe no peito, minha ferida ainda está aberta. Essa saudade dói demais né?

    RispondiElimina
  4. Lola, minha querida Lola, doeu em mim.
    Penso como a Vera, que estamos aqui de passagem, e um dia tenho a certeza que reencontrarás teu amado pai.
    Espero que fiques em paz. Você é muito querida.
    Beijos

    RispondiElimina
  5. Chorei e corri dar um beijinho no meu pai que tbm faz a barba com essas filetes e que está na sala vendo milhões de jogos...ainda não passei por essa dor...tenho me preparar, mas será que alguém conseguiu? Bom Lolita é ter o amor vivido longe ou perto....ter histórias, cheiros, causos pra acalantar...

    RispondiElimina
  6. Chorei e corri dar um beijinho no meu pai que tbm faz a barba com essas filetes e que está na sala vendo milhões de jogos...ainda não passei por essa dor...tenho me preparar, mas será que alguém conseguiu? Bom Lolita é ter o amor vivido longe ou perto....ter histórias, cheiros, causos pra acalantar...

    RispondiElimina
  7. Olá Lola! Nem preciso dizer que estou a chorar. Que amor lindo!
    Como é bom amar e ser amado de volta. Tenho certeza que este amor que sentes e demonstra ainda é sentido pelo seu pai, pois acredito que aqui não é o fim.
    Beijos

    RispondiElimina
  8. É um vazio que não tem preenchimento.Deixa de doer, doendo.
    O meu se foi há 20 anos e ainda parece que foi ontem...
    Beijo, Lola.

    RispondiElimina
  9. Lola, Lolinha, doeu viu? E sei que dói, perdi a pouco a pessoa que meu coração adotou como pai e que o coração me adotou como filha, perdi meu pai muito cedo, (tinha 3 anos), e pensei que nunca ia sentir essa dor, mas sinto. Sei o que é essa saudade, essa vontade enorme de sentir o perfume, o cheiro, o abraço, o conselho de ouvir as estórias, ahhhh, as estórias, passaria dias e dias sem fim escutando-as novamente, mesmo que repetidas mil vezes. Esse negócio de a vida dos que amamos findar enquanto estamos por aqui ainda e sacanagem, eu sei, é revolta que se sente sem querer e saudade que nos acompanha para sempre. Que seja hoje essa saudade minha querida, que só hoje ela esteja assim, nesse grau mil e que amanhã teu coração se acalme e mais uma vez encontres os sorriso largo que esses dias afastam da gente. Beijos com carinho da tua amiga que nem quando não era modinha apostava no PT. (rsrsrs, foi só pra descontrair)

    RispondiElimina
  10. Minha amiga,
    Hoje acordei assim triste. Não uma tristeza pela vida. A vida me trouxe até agora muita felicidade.
    Agora, aqui pertinho da tua tristeza, olhei - a e a compreendi pois é assim.
    Saudade de quem amo, está vivo mas em outro plano. Invisível.
    Sabe, querida, meu pai se foi eu tinha 15 anos.
    E ele está assim dentro de mim.
    Forte, intenso, cheiroso, sério, brincalhão. E eu era a sua menina.
    Por que temos que nos despedir desse amor que não podemos tocar os cabelos?
    Certeza tenho que pai fica sempre olhando a gente onde estivermos!
    Assim como cada vez que meu pé de jasmim floresce, ele , que amava jasmim, vem me beijar. E eu sinto.
    É meu oráculo.
    Pai , amiga, eu acho que quando "viajou" foi lá te ver.
    Por isto precisava de ficar sozinha e ir ver o mar.
    Era o seu
    - Até breve!
    Queria tanto poder te dar um beijo e um abraço bem apertado.
    E dizer que ele até vai gostar de ler de novo e de novo o que escreveu.
    Meu carinho.
    Maria Izabel

    RispondiElimina
  11. Eu não sei o que é pior, ter convivido tanto tempo com o pai e perdê-lo sem poder dar tchau ou tê-lo por tão pouco tempo, como tive apenas por 7 anos. Eu vivo sempre pensando em como poderia ter sido nossos momentos, meu primeiro baile, primeiro namorado, o noivado, a entrada na igreja, a chegada dos netos. Não tenho histórias para recordar, não lembro do cheiro dele, apenas três cenas permanecem na minha memória e a mais marcante foi a dele em cima de uma cama, passando mal e pedindo para minha mãe não deixar que eu visse. Foi a última vez. Ele se foi, tão jovem, 31 anos apenas. Ficamos nós 4, eu minha mãe, minha irmã com 2 anos e meu irmão com 6 meses. Mas sabe de uma coisa Lola, na verdade imagino que nossa dor é a mesma. Chorei.

    RispondiElimina
  12. Sei bem da sua dor, a dor da saudade, a dor do como seria se... dia 9 de outubro fez 29 anos que meu pai se foi, ele tinha apenas 55 anos. Morreu de câncer, doença fdp. Morreu no ano que minha segunda filha nasceu, nem conheceu a terceira neta, não conheceu os bisnetos, não conheceu os netos por parte dos meus irmãos. Se foi simplesmente. Nem me avisou que ia, não avisou a ninguém que iria ficar doente e que partiria em menos de 3 meses depois disso. E fica uma porção de ????? no ar, na mente e nenhuma resposta. Fica a dor da perda, a saudade...

    RispondiElimina
  13. Obrigada por nos possibilitar ler a tua carta.
    Há dor, mas também há tanta beleza e delicadeza. E nossos dias precisam desta delicadeza.
    Não sei como é a tua expressão através da fotografia.
    Através das palavras também é maravilhosa.
    Escreva mais, escreva sempre.
    Beijo.

    RispondiElimina
  14. Linda carta,descreveu tão bem seu pai, com tanta delicadeza, que quase cheguei a velo, e sentir o perfume, minha mãe retornou ao lar espiritual a exatos 7 anos, meu pai tem 84 e esta bem graças a Deus, mas tenho um medo do cacete, de chegar o momento de papai ir reencontrar mamãe.

    RispondiElimina
  15. Li uma vez que solidariedade é a dor do outro doendo em mim...
    Doeu em mim Lola...
    Abraço apertado de alguém que você não conhece, mas que te conhece há anos...

    RispondiElimina
  16. '' ... fazer o que vou viver a vida com você dentro de mim...'' <3

    RispondiElimina
  17. Chorei e controlei o choro. Hoje, especificamente, estou assim. Saudades de mãe.
    Ela sua viagem em abril e, por mais que eu saiba e acredite que foi só uma viagem, dói muito.
    Saudade dói e aperta o peito e a garganta.

    RispondiElimina
  18. Estou chorosa até...segundo dia de dieta, imagina você...
    Chorar pelo que você escreve é sempre bom pra mim, desculpe...é que por vezes, não consigo extravasar pensando nos problemas e aflições minhas. Você fala exatamente o que eu preciso, você aperta o botão "chora".
    Eu sinto tanto você não ter seus pais contigo.
    Acredito na eternidade, acredito que seu pai renasceu ou renascerá, (melhor renascerá pra não ver a lambança do partido companheiro, né?), e de qualquer forma, que dúvidas que ele está aí pertinho de você?
    Eu amo você, sua felicidade, minha felicidade.

    RispondiElimina