Procure aqui o que voce perdeu

venerdì 12 settembre 2014

A Pedra da Paciência.

Fazem dois meses que não vou academia, não faço exercícios e que manco. Sim eu manco. Onbtem descobri que tenho uma fratura na cabeça do fêmur e se não quiser consequências mais sérias, nem caminhar eu devo. Pelo menos até janeiro de 2015.

Duro, muito duro, golpe baixo pra mim que gosto de movimento, que gosto e me orgulho de poder contar com minha determinação para chegar aos meus limites.

Aprendi que nem tudo é como a gente espera e nem me fale em espera, vou ter que esperar...esperar e esperar...

Hoje a Andrea Prado uma garota sangue bom comentou assim um post meu no facebook que compartilhei do mural da Tuca Araújo:

A vida é tentar enfiar a linha na agulha, todos os dias.....





Andrea Prado: ." Nossa muito boa essa imagemmmm...rss....é isso aí e daí usa toda a linha no dia, costura, costura, ás vezes fica lindo, ás vezes não....tem que desfazer....rss, e no dia seguinte de novo...rs...adorei...."

É isso aí tenho que descosturar muita coisa na minha vida que ficou mal costurado, mas na vida tudo tem seu tempo, tempo de costurar e tempo de desfazer o que foi feito. Estou nesse tempo....

Esta semana assisti um filme Afegão que está em cartaz no Reserva Cultural aqui em São Paulo: A Pedra da Paciência"
Fala sobre uma jovem mulher que se vê na situação de cuidar do seu marido em coma. Todos os dias ela fala com ele sobre suas frustrações, suas tristezas, seus enganos e suas mentiras e os relatos vão ficando cada dia mais profundos e sinceros essa coragem vem pelo fato dele estar em coma e não poder reagir, julgar, ter uma reaçõa violenta e  calar o que ela tinha pra dizer, 
Ele se tornou a sua "Pedra da Paciência" Segundo ela sua tia dizia que devemos sempre ter uma pedra a quem contar tudo que nos fere, nos angustia, nos causa medo. Porque uma pedra? Ela não vai nos trair e quando um dia ela se quebrar seremos  libertas de tudo que te prendia a esses sentimentos.
A chamada "Pedra da Paciência".
O texto desse filme é de uma qualidade primorosa. Apesar de se basear nesse monólogo, o filme não é tedioso.
Você tem a sua "Pedra"? 
Eu percebo que muitos fazem das redes sociais sua "Pedra". Outros fazem do seu analista a sua "Pedra". Eu por muitos anos fiz a janela do meu quarto a minha, era lá que falava em voz alta porque pra mim é importante ouvir o que não falaria para ninguém, era lá que falava com Deus.
Hoje não sei porque e nem como mudei de "Pedra", hoje vou ao jardim do meu estúdio sento no banco e falo, falo das minhas dores físicas e emocionais, dos meus medos, da minha incerteza, das minhas aflições, culpas  e também da minha pressa. 
Faz um bem danado ter uma "Pedra" que não aponte o dedo, que não julgue, que nem por isso aprove tudo que a gente faz ou pense, mas que ouça assim como o marido em coma da moça do filme (uma mulher sem nome).

Pois é hoje saí do jardim e vim pra cá, fiz de vocês a minha "Pedra da Paciência" .




11 commenti:

  1. Linda,
    Interessante esse filme.
    Acho prudente e saudável mesmo a gente ter essa pedra aí. (acho que vou arrumar uma...rs)
    Coisas que só dizemos pra nós...coisas que ás vezes não são tão bonitas quanto desejamos...
    mesquinharinhas, disputas de amor, ciúmes, raiva, magoa...e por aí vai...
    Eu já fiquei em coma e eu captava algumas coisas, então, se me usassem como pedra iam correr o risco de eu falar depois..rss...
    Vou ver o filme....e obrigada pelo GAROTA e pelo SANGUE BOM..rs
    Mil beijocas sua lindona.

    RispondiElimina
  2. Amiga,

    Hoje chorei diante do seu post... nem sei o que falar, mas é isso mesmo... estamos a todo momento tentando encontrar a nossa "Pedra da Paciência". Não é fácil encontrar alguém disposto a te ouvir sem te julgar, ou te condenar pelo que você fez, ou pelo que você pensa. Você imagina, nas redes sociais em que tanta gente se acha no direito de entrar num perfil e destruir alguém por não concordar com suas idéias, mesmo que não conheça a pessoa, que nunca tenha visto... imagina quem está perto e acha que já te conhece de cor e salteado. Muitas pessoas procuram o conforto de encontrarem alguém que mesmo sem compreender seus motivos, acolhe suas palavras e apenas te abraça, ou te olha com carinho, ou, simplesmente diz: "eu te entendo", verbalmente ou por meio das teclas do PC.
    Eu criei meu blog nessa tentativa de desabafar comigo mesmo... e parei por uns tempos de fazer meus relatos, pois algumas pessoas de minha família não entenderam alguma coisa que disse lá e acharam que eu estava falando pra o mundo todo coisas muito pessoais... hostilizaram-me mesmo... eu poderia ter continuado, mas preferi me calar, acho que perdeu a graça depois disso pra mim... Mas, a gente sempre encontra outra "pedra"... e eu também encontrei. Mas, o bom de tudo isso é que continuei passeando diariamente pelos blogs que conheci. Descobri que ler um pouco o que os outros passam também ajuda. Ajuda a aliviar as tensões. às vezes, fico dias sem acessar e ninguém nota minha ausência... isso, às vezes dói, mas não posso culpar ninguém por isso, mesmo porque não convivo lado a lado com a maioria dos(as) donos(as) blog que sigo e cada um tem seu ritmo de vida.
    Hoje, me senti acolhida por este seu relato e isso me faz voltar aqui, mesmo sem ser notada, para beber um pouco da fonte que jorra de cada pessoa que está por trás de um blog. às vezes, com uma bela receita de culinária. Às vezes, com um relato emocionante de superação. às vezes, com alguma novidade boa. Agradeço a você por isso também!
    Nem sempre é possível comentar. Mas, estou aqui te "ouvindo", ok?
    Beijão,
    Drica.

    RispondiElimina
    Risposte
    1. Que lindo! Como isso é importante pra mim! Eu posso ser sua Pedra mesmo que momentaneamente. Tão bom quando deus coloca diante dos nossos olhos algo que Ele sabe: Vai nos emocionar. Um filme, um livro, um post no blog, um comentário como o seu. Bendito seja esse dia! Lembre-se que dentro do Bau da Lola vive uma mulher cheia de emoções.

      Elimina
  3. Lola tens razão, muitas vezes nossas pedras mudam assim como nos, afinal a paciência no meu ponto de vista acelerado e uma virtude.
    as vezes ate usamos as pessoas de pedra, outras nos tornamos...
    acredito muito que alem de paciência somos testados como sobreviventes de nossas vidas.
    Mas tudo bem, o importante e ir... seja pra frente, seja pra desacelerar...afinal que atire a sua pedra quem sabe tudo e nao pensa demais!
    Beijocas
    Fernanda Sahira

    RispondiElimina
  4. Adorei este post Lolinha...traduzindo com excelência o momento que vivo no momento.
    Adorei e compartilhei lá no face...
    Ahhhh vou querer ver este filme....
    Que vc. consiga passar a sua linha hoje....beijuussss no coração <3

    RispondiElimina
  5. é isto, nossa vida é uma caixinha de surpresa e nunca saberemos o que nos espera adiante, gostei da idéia da pedra da paciência, beijinhos e muita paciência que logo você ira melhorar ;)

    RispondiElimina
  6. Lola querida, força e confiança durante a sua espera. As pedras podem ter muitas funções. E acredito que a da paciência é a das mais importantes!!! Fique bem querida. Saiba que suas amigas loucas de pedra continuam aqui pra te "ouvir". Bjus!

    RispondiElimina
  7. Dizem que toda vez que "a vida" nos faz parar, é para evitar um mal maior. Não sei se é fato. Mas como para tudo temos que encontrar um motivo (ainda que seja para o nosso sossego), certamente há de haver algum para essa "parada" que você tem que enfrentar.
    Eu sempre conversei muito com Deus e com Maria, seja a minha Aparecida, seja a de tantos nomes, todos ótimos ouvinte, meus santinhos amigos. Para quem não acredita, sempre haverá pedras, né? rs Mas nada contra, claro que entendi a analogia.
    Sempre que precisar, estou a um toque de teclado, tá?
    Melhoras. Há tempo para tudo. (Eclesiastes. Leia, vai lhe fazer muito bem).
    Beijo!

    RispondiElimina
  8. vou comentar de novo, pois acho que o comentário sumiu! Tudo o que tu fazes, tu fazes bem feito, então até a espera será boa. Vais piscinar, vais fotografar, vais ler mais e, quem sabe, por pra fora o livro que eu acho que já está pronto dentro de ti.

    beijoooo

    RispondiElimina
  9. Poxa uma pena que tens que ficar paradinha um tempo, mas sei q vais tirar algo bom disso. Tudo que vc escreve é muito gostoso de ler...

    RispondiElimina
  10. Lola, texto excepcional.
    Daqueles que dão o que pensar, sabe?
    Fiquei tentando identificar minha pedra da paciência, e percebi que perdi a que eu tinha.
    Urgente ter outra porque há dias que se não falar, em voz alta, a gente sufoca e definha.


    E parafraseando Fernanda, tudo o que fazes, sai bem feito. Seja imagem, seja palavra...

    RispondiElimina